Ad Code

Recent Posts

Goleada do Botafogo no Flamengo aumenta chances de ser campeão do Brasileirão; veja ranking

 

Foto: Reprodução

A goleada do Botafogo em cima do Flamengo por 4 a 1 no último domingo serviu para aumentar a moral da equipe e também as chances de terminar a competição em primeiro lugar. O time de Artur Jorge agora tem 41,57% de chances de terminar o Campeonato Brasileiro com o título aguardado desde 1995. Um aumento de 8,29 pontos percentuais.

Quem assume a segunda colocação agora é o Fortaleza - que também é vice-líder na tabela, sendo que ainda tem um jogo a menos e chegou a ocupar a liderança por menos de 24 horas nesta rodada. O time cearense agora tem 20,96% de chances de terminar a competição com o inédito título de campeão brasileiro.

A principal queda foi do Flamengo. Goleado pelo Botafogo, o time de Tite viu a possibilidade de terminar com o título despencar para quase a metade. Agora, nas simulações realizadas pelo ge, a equipe rubro-negra terminou na frente em 18% das vezes.

Fechando o top-4 está o Palmeiras. A equipe venceu em casa e está com sua maior chance de título na temporada até aqui: 11,54%. Veja a tabela e todos os números dos times que ainda têm chances abaixo.

Foto: Info esporte



As chances são determinadas por modelos estatísticos aplicados pelo economista Bruno Imaizumi sobre microdados coletados pela equipe do Espião Estatístico desde 2013. Foram analisadas as características de 108.306 finalizações e resultados de 4.398 jogos de Campeonatos Brasileiros que servem de parâmetro para medir a produtividade atual das equipes no ataque e na defesa a partir da métrica de expectativa de gol (xG), consolidada internacionalmente.


Por exemplo, se uma equipe com desempenhos ofensivos e defensivos apenas medianos será visitante no segundo turno contra adversários que estejam com as melhores performances mandantes, as chances desse visitante vencer são menores do que de um time eficiente e de alta produtividade ofensiva que tem agendados confrontos contra adversários que, neste momento, estejam com os piores desempenhos caseiros.


Porém, conforme novos jogos são disputados, os potenciais futuros mudam, rodada a rodada. Essas são algumas possibilidades que explicam o fato de as chances não acompanharem exatamente as posições atuais da tabela de classificação: os potenciais futuros são diferentes dos resultados já conhecidos, entre outros motivos, devido à inversão de mandos no returno.

Os dados ajudam a calcular o potencial que cada equipe tem para vencer os jogos restantes, considerando mando de campo e outras características ao fazer 10 mil simulações para cada partida a ser disputada, o que resulta nos percentuais do quadro abaixo. A metodologia empregada está explicada no final do texto.

Foto: Info esporte



Enquanto Copa do Brasil, Sul-Americana e Libertadores não estiverem decididas, os quatro primeiros colocados no Brasileirão se classificam para a fase de grupos da Libertadores do ano que vem, enquanto o quinto e o sexto colocados disputam uma fase preliminar.

Caso os campeões das três competições estejam entre os primeiros colocados do Brasileirão, novas vagas classificatórias para a Libertadores serão abertas no nacional. Por enquanto, apresentamos as chances de as equipes terminarem o Brasileirão até a quarta e até a sexta colocaçõe.
Foto: Info esporte




Fonte: Globo Esporte

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

Ad Code